Lei regulamenta vaquejada como prática desportiva e manifestação cultural de Pilar

13 de Setembro de 2018, 11:35

Cidade vai receber, em dezembro, a Vaquejada do Milhão, no Parque Vale Rico

A cidade de Pilar conta, desde maio deste ano, com uma Lei que regulamenta à vaquejada como prática desportiva, cultural e patrimônio imaterial do munícipio. A nova legislação eleva ainda suas respectivas expressões artístico-culturais à condição de manifestação cultural municipal e do patrimônio imaterial da cidade.

Com o intuito de valorizar a vaquejada, A Lei N° 674/2018 foi sancionada pelo prefeito de Pilar, Renato Rezende Rocha Filho, em maio deste ano.

A sua valorização ganha mais força e destaque com a realização, na cidade do Pilar, da Vaquejada do Milhão, que acontece de 5 a 9 de dezembro deste ano, no Parque Vale Rico. “O munícipio e a prefeitura estão de parabéns. Todos os praticantes e amantes da vaquejada sentem-se valorizados com este reconhecimento”, parabeniza Cícero Andrade, do Parque Vale Rico.

De iniciativa da vereadora Joeli Lopes, a Lei vem para fortalecer essa tradição artístico-cultural de Pilar. “A vaquejada é de um grande valor cultural, esportivo e artístico para a nossa cidade. Ela é um bem do nosso patrimônio imaterial e uma das riquezas das nossas manifestações culturais. Tão importante quanto os nossos folguedos e toda a arte popular pilarense”, enfatiza Joeli Lopes

A Lei determina em seu Artigo 1° que a vaquejada, o tambor, a cavalgada, mais suas respectivas expressões artístico-culturais, são elevadas à condição de manifestação cultural municipal e de patrimônio imaterial do Pilar.

Em seu Artigo 4° fica a vaquejada regulamentada como prática desportiva, mas é resguardado o bem-estar dos animais envolvidos, como proteção ambiental, sanitárias e segurança geral do evento.

VAQUEJADA DO MILHÃO

O Parque Vale Rico, onde acontecerá a Vaquejada do Milhão, será inaugurado em dezembro de 2018, em Pilar.

O evento será realizado de 5 a 9 de dezembro, com uma pegada ousada e inovadora. Serão três ambientes, com muitas atrações culturais, que irão animar o público durante os cinco dias de festa: Arena de Shows, Palco Multicultural e Arena Patrimônio Cultural. 
Além das programações culturais, o Parque Vale Rico contará também com atrações diferenciadas, como a maior roda gigante da América Latina, de 36m de altura, utilizada em eventos como o Rock In Rio e o Lollapalooza, e passeio de balão de gás, com saltos de paraquedismo. 

Na competição esportiva estará em disputa a maior premiação da história da vaquejada: um prêmio de R$ 1 milhão a ser distribuído entre os finalistas.

Comentários